Cidadania Digital

     
        Atualmente, em pleno século XXI, as tecnologias de informação e comunicação estão bem integradas no quotidiano da sociedade, em diversas áreas, desde a indústria à saúde. O acesso a aparelhos digitais hoje em dia é praticamente inevitável, pelo que as sociedades atuais não conhecem outra realidade sem ser uma onde os aparelhos digitais estão em todo lado.
        Inicialmente, a tecnologia permitia-nos executar apenas tarefas simples como elaboração de textos e documentos. No entanto, hoje em dia, a tecnologia possibilita muito mais. A comunicação digital proporcionou-nos ao longo dos anos uma forma rápida, eficaz e genuína de contactar e trocar informação com qualquer pessoa com acesso à Internet. Nos dias de hoje a comunicação digital é predominante em relação a qualquer outro tipo de comunicação e desempenha um papel insubstituível na sociedade contemporânea, permitindo, entre outras, a evolução das relações diplomáticas e da ciência. Um exemplo disso é a revoluções digital e tecnológica da genética e da saúde, o que permitiu aumentar a eficiência dos serviços de saúde no que diz respeito à melhoria das condições e equipamentos, mas também ao acesso e custos, o que se tornou particularmente relevante nestes tempos, uma vez que a própria evolução dos sistemas digitais pode condicionar a saúde dos seus usuários se não for usada adequadamente, podendo provocar danos na visão e nos ossos.
        O comércio digital é também uma das funcionalidades que a evolução da tecnologia e a Internet permitiram. Hoje em dia o comércio digital tem proporções inimagináveis e está presente em todo o lado desde compras em hipermercados até à requisição de viagens via Uber. Este tipo de comércio facilita a vida das pessoas, uma vez que torna mais fácil a compra de bens como também facilita a venda dos mesmos.
        No entanto, estas plataformas e o comércio digital facilitam também o engano e roubo de informação, o que levou a que fossem criadas leis para promover a segurança digital. Hoje em dia, a maior parte dos países já apresenta leis que promovem a não violação da confidencialidade e integridade, a privacidade, retenção de dados… Além disso, há cada vez mais software que oferecem firewalls e proteção contra phishing.
        Qualquer pessoa com ligação à Internet apresenta acesso imediato a enormes quantidades de informação e a possibilidade de comunicar e transacionar bens com qualquer pessoa na mesma situação. Para explorar este potencial ao seu máximo é necessária uma educação ao nível da literacia digital, o que hoje em dia começa já a ser feita ao nível das escolas. No entanto, é cada vez maior o número de cursos superiores na área da informática ou que estão relacionados com a mesma.
        Assim, a necessidade em saber trabalhar com ferramentas digitais implica a importância de ter noções básicas de cidadania digital. Entre elas incluem-se os conceitos de etiqueta e responsabilidade digitais que, tal como a etiqueta e a responsabilidade sociais, desempenham um papel fundamental para o bom funcionamento da sociedade. Apesar da distância e da possibilidade de apagar o que foi escrito, na Internet nada fica totalmente eliminado. Assim sendo, apesar da Internet ser um local com liberdade de expressão deve-se pensar duas vezes antes de se publicar o que quer que seja pois podem-se ferir suscetibilidades a até mesmo arruinar a nossa reputação e a possibilidade de construir uma carreira profissional. Deste modo, é preciso ter atenção aos palavrões e à escrita, respeitar as outras pessoas, ter cuidado ao exibir fotos de outras pessoas e outros comportamentos básicos e essenciais.

500 milhões de tweets enviados 
Mais de 4 milhões de horas de conteúdo
3.6 mil milhões de gostos no Instagram
4.3 mil milhões de mensagens partilhadas
5.75 mil milhões de gostos no Facebook
40 milhões de tweets partilhados
6 mil milhões de pesquisas no Google
2015 mil milhões de e-mails enviados

        Estes números representam as trocas de informações diárias no mundo e evidenciam a facilidade que há de aceder a aparelhos digitais, a importância dos mesmos e alertam para a necessidade de etiqueta digital.

Webgrafia:
http://www.atitudeelegante.com.br/etiqueta/293-etiqueta-digital.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Seguran%C3%A7a_digital
https://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9rcio_eletr%C3%B4nico
https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1373749
https://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_digital
https://pt.linkedin.com/pulse/responsabilidade-digital-gilmar-almeida

https://intiualt2.wordpress.com/2014/01/21/os-nove-elementos-da-cidadania-digital/
http://student-tutor.com/blog/technology-in-the-high-school-classroom/

Créditos fotográficos:
http://student-tutor.com/wp-content/uploads/2015/11/digcit-01.png

Comentários

Mensagens populares