Modelo 3D da Constelação Orionte

      
        No dia 11 de Janeiro deste ano, a NASA(National Aeronautics and Space Administration) voltou a impressionar o mundo aquando da publicação no YouTube de um vídeo que mostra uma exploração de um modelo 3D da constelação Orionte.
Figura1-Imagem do modelo 3D criado pela NASA
        Na construção deste modelo a NASA usou fotografias tiradas pelo telescópio Hubble que capturou radiações visíveis provenientes da constelação e o telescópio Spitzer que capturou radiações infravermelhas. 
Figura2-Imagem da constelação Orionte à distaância
        O projeto foi desenvolvido no âmbito do programa "Universo de Aprendizagem" (tradução) da NASA que resulta da parceria entre prestigiadas universidades como a CalTech e a Sonoma State University; institutos e empresas que se posicionam na vanguarda da exploração espacial e da criação de ciência como o Space Telescope Science Institute, o JPL(Jet Propulsion Laboratory) e o Smithsonian Astrophysical Observatory.
        Orionte é uma das oitenta e oito constelações modernas e é uma das constelações mais facilmente reconhecíveis pela quantidade de estrelas brilhantes e as nebulosas características presentes na mesma.
        A colaboração dos cientitistas, das instituições que tornam o programa possível e de peritos nas áreas da cinematografia e modelagem 3D resultou na criação de algo fascinante a nível científico mas também a nível estético, marcando assim a história da observação e exploração de representações do cosmos.

Vídeo publicado pela NASA no YouTube

Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/NASA
http://www.caltech.edu/
https://www.youtube.com/watch?v=fkWrjrdT3Zg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Orion_(constela%C3%A7%C3%A3o)
https://www.rtp.pt/noticias/mundo/nasa-divulga-imagens-da-nebulosa-de-orion-em-3d_v1052230

Créditos Fotográficos:
https://icons8.com/icon/63673/nasa
http://luna-almasgemelas.blogspot.pt/
http://www.volkssternwarte-niederrhein.de/bildung/astro-lexikon/

Comentários

Mensagens populares