Interatividade

        A interatividade num ambiente virtual assenta na interação entre o utilizador e o sistema, que pode ser dos mais variados tipos, desde a interação com GUI (Graphical User Interfaces) até à possibilidade de interagir com realidades virtuais ou aumentadas geradas pelos mais variados sistemas. Para que esta interação ocorra, o utilizador dá instruções ao sistema através da utilização de dispositivos de entrada (ex: teclado, rato ...) e este processa e executa as ordens. As realidades virtual e aumentada são de momento os mais avançados tipos de interação com sistemas digitais que, apesar das parecenças, apresentam também diferenças significativas.
Figura1 - Realidade Aumentada
        Enquanto que a realidade aumentada sobrepõem os seus elementos a imagens do mundo real, utilizando instrumentos de captação de imagens instalados nesse sistemas, a realidade virtual simula realidades digitais processadas pelo sistema. Contrariamente à realidade aumentada, onde só a visão e audição são estimuladas recorrendo apenas a câmaras e altifalantes, o que leva a que a interação seja mais básica e natural, na realidade virtual podem ser estimulados todos os sentidos permitindo uma imersão total na realidade devido à interação com dispositivos de entrada mais complexos (ex: sensores de movimento, sensores de velocidade, giroscópios ...). Desta forma, para a construção de  realidades virtuais são necessário sistemas mais avançados do que para gerar realidades aumentadas, uma vez que necessitam de capacidade para gerar objetos 3D interativos e renderizar texturas em tempo real mais desenvolvidos, o que implica a utilização de computadores com grande capacidade de processamento.
Figura2 - Realidade Virtual
        Atualmente, apesar de muitas empresas estarem a apostar na realidade virtual, a realidade aumentada apresenta-se com uma alternativa mais barata e acessível pelo que o investimento nesta tem sido superior. Eventualmente, com o desenvolvimento da tecnologia a realidade virtual poderá tornar-se tão acessível como a realidade aumentada e devido à maior interatividade com os utilizadores que esta possibilita, poderá ultrapassar a realidade aumentada em popularidade e tornar-se parte do nosso dia-a-dia.


Webgrafia:
https://osbonsdeapi.wordpress.com/conceito-de-interatividade/
https://www.youtube.com/watch?v=lRsg9-kVNKc
https://www.realite-virtuelle.com/secteurs-applications/jeux-video


Créditos fotográficos:
https://oglobo.globo.com/in/16125512-2bf-7a9/FT1086A/maxresdefault.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJNTtUN10XYstNAsFm5FJm7MnvdWdSEakeqrdEKANrhpE4evPiCbI1N48iJHLC0NYO41WNRBCRHgVTIitN49n5sonnobEWDK0L_ovYLw6M5GIdXQQbvJCatJ4fos2MMoPlZsJv38kD1S0q/s320/augmented.png

Comentários

Mensagens populares