Introdução à Programação
A Programação é o instrumento essencial do funcionamento dos sistemas de informação, consistindo no processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito numa linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo diretamente na linguagem de computador. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens. Para se escreverem programas de computador foram inventadas linguagens de programação. Uma linguagem de programação é um sistema de escrita para enunciar as operações a executar por um computador. Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador, englobando um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Desta forma, permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão. Como sistema de escrita, uma linguagem de programação é composta por uma terminologia ou semântica (conjunto de palavras ou sinais que assumem determinados significados para o processador) e um conjunto de regras de sintaxe (que estipulam o modo correcto de utilizar os termos da linguagem para formular instruções válidas para a máquina). Estas costumam ser divididas, numa primeira análise, em:
- Linguagens de baixo nível: estão mais próximas do hardware ou nível máquina.
- Linguagens de alto nível: mais próximas da linguagem humana.

Nos dias de hoje os dispositivos móveis são autênticos computadores, com processadores milhares de vezes mais poderosos que os primeiros computadores e possuem uma característica que os torna mais acessíveis e convenientes, a portabilidade dos mesmos. Desta forma, qualquer pessoa pode ter acesso a toda a informação na web e publicar a sua, o que traz poder ao utilizador. Noutro nível, estes dispositivos podem ser altamente poderosos no sentido em que monitorizam toda a nossa atividade. Esta informação pode ser usada de várias formas, positivas e extremamente negativas como é o caso do leak do Facebook para a empresas de auditoria Cambridge Analytica.
A maioria dos smartphone utiliza o sistema operativo Android. Android é um sistema operativo (SO) baseado no núcleo Linux e atualmente desenvolvido pela empresa de tecnologia Google. Com uma interface de usuário baseada na manipulação direta, o Android é projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque como smartphones e tablets; com interface específica para TV (Android TV), carro (Android Auto) e relógio de pulso (Android Wear). O sistema operacional utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objetos virtuais e também de um teclado virtual. Apesar de ser principalmente utilizado em dispositivos com tela sensível ao toque, também é utilizado em consoles de videogames, câmeras digitais, computadores e outros dispositivos eletrónicos
Comentários
Enviar um comentário