Propriedades de Imagens e Modelos de Cor


Propriedades de Imagens

        As imagens digitais são constituídas por píxeis (picture elements), que são a unidade fundamental de cor e brilho numa imagem. Esta pode ser definida pela sua resolução que pode ser definida pela quantidade de informação que a imagem contém por unidade de comprimento, ou seja, o número de píxeis por polegada, ppi (pixels per inch) ou pelo número de píxeis por linha e por coluna, sendo que quanto maior for a resolução da imagem maior será o tamanho do seu ficheiro. Isto deve-se ao facto de a resolução de uma imagem digital determinar não só o nível de detalhe da mesma como os requisitos do seu armazenamento.
        Outra properiedade é a profundidade de cor, que indica o número de bits usados para representar a cor de um píxel numa imagem, sendo definido por bits por píxel (bpp). A profundidade de cor das imagens varia com o número de cores presentes na imagem

Figura1 - Mesma imagem sujeita a diferentes resoluções

Modelos de Cor

        Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores foi necessário criarem-se modelos que as representassem tendo em conta a natureza do olho humano, da luz e da cor. Surgiram assim dois tipos de modelos: aditivos e subtrativos.
        Num modelo aditivo a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta, enquanto que a mistura dos comprimentos de onda ou das cores vermelha (red), verde (green) e azul (blue) indicam a presença da luz ou a cor branca.
O modelo aditivo explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida.
        Num modelo subtrativo a mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz. A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim todos refletidos. O modelo subtrativo explica a mistura de pinturas e tintas para criarem cores que absorvem alguns comprimentos de onda da luz e refletem outros. Assim, a cor de um objeto corresponde à luz refletida por ele e que os olhos recebem.

        Existem vários modelos de cor:

  • RGB, utilizado maioritariamente em imagens de cor em monitores

Figura2 - Modelos CMYK e RGB
        O modelo RGB é um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho (red), verde (green) e azul (blue).
Em termos técnicos, as cores primárias de um modelo são cores que não resultam da mistura de nenhuma outra cor.
        O modelo RGB permite exibir imagens de cor em monitores

  • CMYK, que é utilizado na impressão

        O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (black). O modelo CMY é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão ciano (cyan), magenta (magenta) e amarelo (yellow).
        A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores.

  • HSV, cuja utilização é sobretudo na mistura de cores do ponto de vista artístico

Figura3 - Como achar uma cor recorrendo ao modelo HSV e usando
a saturação, tonalidade e valor
        O modelo HSV é definido pelas grandezas Tonalidade (Hue, que corresponde à cor pura com saturação e luminosidade máximas, exprimindo-se num valor angular entre 0 e 360 graus), Saturação (Saturation, indicando a maior ou menor intansidade da tonalidade, distingido cores esbatidas de fortes num valor percentual de 0 a 100%, sendo utilizada para descrever quão viva ou pura é a cor e em termos técnicos descreve a quantidade de cinzas nessa cor) e Valor (Value, que representa a luminosidade ou o brilho de uma cor, indicando a quantidade de preto associado à cor e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%)
        O termo brilho está relacionado com a luz emitida.
        A tonalidade e a saturação são elementos de crominância, pois fornecem informação relativa à cor.
        A perceção da luminosidade (luz refletida) e do brilho (luz emitida) são elementos de luminância.

  • YUV, sendo utilizado na transmissão de sinais de televisão

Figura4 - Modelo YUV e componentes crominância e luminância
        O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V = red - Y).
        Com o modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessário noutro modelo.
        Este modelo permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância do que à luminância.

Webgrafia:
http://product.corel.com/help/CorelDRAW/540240626/Main/BR/Doc/wwhelp/wwhimpl/common/html/wwhelp.htm?context=CorelDRAW_Help&file=CorelDRAW-Understanding-color-models.html
http://coral.ufsm.br/tielletcab/Nusi/Arquivos/imagens.html

Créditos fotográficos:
http://nabnav.splet.arnes.si/files/2014/05/Slika-6-YUV-barvni-model.png
http://giaotrinhhay.com/wp-content/uploads/2015/03/phan-biet-he-mau-cmyk-va-mau-rgb-1.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjraONcyv2_4oXSkM7Rrbf1WH_oTxVTse9R3yjRqRDew_ud4ZeEHKKsTBDzC3CqJL5_paFS1oXSEFsrq3EyMBEGGoDoYj7R4rXKDFExhdOOEY5Gq9g4WbanDtonpOHJNgK5pxWAbGkLvco/s1600/carnovsky_RGB_1.jpg
http://quadflask.tistory.com/203
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj43feDwD61SaCzcNNZU69B-W9JYPlKdijVGcOYlmlYOEUcl6ERs8K1TpkL706XVXByp5jqVwZgRr_vaCoa8mfsWGmXPlRCY9g1SG4HFfj1Ufumpi9W9Ec-jsznB8HXBRGvyQTlR6hA_7qd/s1600/sdfgfghhh.jpg

Comentários

Mensagens populares