Fontes Tipográficas
Fontes são conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números e símbolos, sendo armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características , ou seja, como vão ser visualizadas e impressas. São identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias, que correspondem a um agrupamento de caracteres com traços semelhantes.
As diversas fontes podem-se diferenciar pelo(s):
•desenho;
• tamanho (medido em pontos (pt), cuja unidade corresponde a aproximadamente 0,3528 mm)
• espaçamento e largura dos caracteres;
• estilos (itálico, negrito e negrito itálico);
Figura1 - Exemplo de fonte serifada e fonte sem serifa |
O principal fator de diferenciação de letras de fontes diferentes é a existência/inexistência de serifas que são traços ou prolongamentos no final. Existem fontes cujos caracteres são serifados e outras que não, sendo as últimas conhecidas como sans-serifa (do francês "sem serifa") ou popularmente como "grotescas".
Outra maneira de distinguir fontes é a sua classificação quanto à formação que pode ser bitmapped ou escalada. As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de píxeis e, por isso perdem qualidade ao serem ampliadas. Isto deve-se ao facto de serem concebidas para uma resolução e tamanhos específicos, impedindo-as de serem escaladas. Isto apresenta alguns inconvenientes, como o facto de se uma impressora não suportar fontes bitmapped estas não poderem ser impressas. Alguns exemplos de fontes bitmapped incluem: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.
Figura2 - Comparação entre um "A" bitmapped e escalado |
As fontes escaladas são definidas matematicamente e podem ser renderizadas para qualquer tamanho. Estas fórmulas matemáticas contem informação para construir os contornos através de retas e curvas que são posteriormente preenchidas, pelo que podem ser ampliadas sem perderem qualidade.
Alguns exemplos de fontes escaladas são: Type 1, TrueType e OpenType.
No entanto, com tantos exemplos de fontes diferentes, como saber quais as fontes mais adequadas para um determinado tipo de texto? Por isso apresentamos algumas ideias: caso pretenda apenas um tipo de letra que seja correctamente impresso e que seja fácil de ler no ecrã, poderá utilizar um tipo de letra TrueType; se necessitar um conjunto de caracteres maior para cobertura linguística e tipografia de alta qualidade, poderá usar um tipo de letra OpenType ou ainda se precisar de imprimir publicações com alta qualidade de impressão, como revistas com muitas fotografias, ou para uma impressão comercial, o tipo de letra PostScript (Type 1) é o mais adequado. Quanto à utilização de fontes com ou sem serifa, sugerimos a utilização de fontes com serifa em blocos de texto como romances, jornais e revistas, uma vez que tendem a guiar o olhar através do texto. Pelo contrário. as fontes sem serifa são usadas em em textos mais curtos como títulos, legendas ou destaques e/ou como complemento às fontes serifadas, uma vez que valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos, já que parecem mais limpas.
Nuvem de palavras
Figura3 - Exemplo de nuvem de palavras |
Créditos fotográficos:
http://nextecommerce.com.br/wp-content/uploads/2014/04/gisely1.png
https://greeceintech.files.wordpress.com/2014/10/transferir-2.jpg?w=300&h=168&crop=1
https://i2.wp.com/learningonlineinfo.org/wp-content/uploads/2013/03/Learning-technologies.jpg?resize=475%2C528
https://i2.wp.com/learningonlineinfo.org/wp-content/uploads/2013/03/Learning-technologies.jpg?resize=475%2C528
Comentários
Enviar um comentário